Compartilhar no WhatsApp

7 filmes que mostram diferentes relações entre pais e filhos

Listas

Nesse dia dos pais, nós garimpamos e selecionamos 7 filmes que mostram as diferentes relações existentes entre pais e filhos.

 

Que o segundo domingo de agosto é dia dos pais, tirando a galera perdida no fantástico mundo de Bobby (inclusive esta aí um desenho que mostra essa relação de pais e filhos maravilhosamente bem), todo mundo está sabendo. Mas e aquela turma dos cinéfilos que terão um dia menos agitado, que tal chamar o paizão pra curtir um filme?

Separamos pra vocês uma lista bem eclética, com 7 filmes que contam histórias de pais e filhos, cada um a sua maneira. Tenho certeza que você e seu pai vão se identificar com algum desses filmes.

 

1- A vida é bela (La Vitá è Bella) – 1997

Um filme italiano incrível que conta a história de um homem judeu humilde e com um humor invejável, sempre vê o lado bom das coisas e assim ele conquistou sua amada. Já com um filho pequeno a guerra nazista chegou na Itália e prendeu a família em um campo de concentração. O pai inicia sua saga mostrando para o filho que tudo não passa de um jogo onde o vencedor ganha um super prêmio no final. Esse filme mostra claramente a capacidade que os pais tem de se colocarem de lado para ver seus filhos felizes.

Tem no Netflix!

 

2- Guerra dos mundos (War of the Word) – 2005

Um ótimo filme de ação estrelado por Tom Cruise com Dakota Fanning e Justin Chatwin como seus filhos. O filme conta a história de um pai divorciado que tem uma péssima relação com seus dois filhos. Eles quase não se encontram até que a mãe pede que ele fique com as crianças por uns dias. Exatamente quando começa a invasão alienígena, Ray Ferrier se descobre um pai que vai além de seus limites para proteger seus filhos do ataque, e no meio do caminho ele se depara com situações pessoais com seus filhos, sem tempo para criar laços, ele precisa resolver essas situações de forma rápida, inteligente e sem fazer seus filhos se afastarem ainda mais dele. É apenas mais uma “missão impossível” para Tom Cruise.

 

3- Procurando nemo (Finding Nemo) – 2003

Vamos para a comédia animada agora. Procurando Nemo, se nunca assistiu, com certeza você já ouviu falar ou viu esse peixinho laranja em algum lugar. É um clássico dos filmes de desenho. E o papai da vez, é um pai super protetor.  Marlin proteje o Nemo de tudo, até da escola ele tem medo, afinal, a vida no oceano pode ser muito perigosa. Mas com toda essa proteção, Marlin privou Nemo de conhecer as coisas simples, o que aguçou a curiosidade do peixinho. Nemo começa a explorar os “lugares proibidos” pelo pai mas, ele acaba se perdendo e o pai inicia sua saga no mundo desconhecido dos oceanos, enfrenta todos os seus medos e fobias para encontrar seu filho.

Tem no Netflix!

4- O óleo de Lorenzo (Lorenzo’s oil) – 1992

Esse filme é simplesmente perfeito! Conta a história real de um casal que inventou um tipo de óleo que combate a doença do filho. Aos 6 anos o filho começou a apresentar diversos sintomas de uma doença rara e incurável, a adrenoleucodistrofia (ALD), os médicos não podiam ajudar, não existia tratamentos nem medicamentos para controlar a doença, diziam que o filho viveria por mais dois anos apenas. Os pais não aceitaram tal diagnóstico e foram em busca de soluções, descobriram que haviam estudos de tratamentos para a doença, mas ainda estava em fase de teste, submeteram seu filho aos testes, mas sem grandes resultados, havia uma falha no medicamento. Os pais descobriram essa falha e criaram uma solução para ela.
Com esse medicamento Lorenzo viveu 22 anos a mais do que lhe foi prognosticado.

Esse filme mostra a força do amor dos pais por um filho. Mesmo sem saber nada sobre o organismo, sobre a doença e outros detalhes de quimica e biologia, eles conseguiram manter seu filho ao lado deles por mais tempo, com muito esforço, estudo e dedicação.

 

5- A Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness) – 2006

Mais um lindo filme de pai e filho baseado em uma história real. O filme conta a saga de um pai (Will Smith) de origem humilde, luta para manter a família. Após ser abandonado pela esposa e despejado de seu apartamento, ele se vê tendo que dormir na rua com seu filho de apenas 5 anos. Mas Chris Gardner não deixa isso te abalar e continua lutando para dar um futuro melhor para seu filho. Esse filme é cheio de frases de efeito maravilhosas, você provavelmente já viu alguma por aí. O pai não deixa o filho se abalar com a situação deles e tão pouco abaixar a cabeça para o mundo. É um grande exemplo de força e superação.

“Nunca deixe que lhe façam pensar que você não é capaz de fazer algo. Nem mesmo eu. Se você deseja alguma coisa, se quer realmente, lute por isso e ponto final.” (A procura da felicidade)

 

6- Uma lição de amor (I Am Sam) – 2001

Olha  a Dakota ai de novo! Essa atriz é ótima em tudo o que faz. Se o filme que te indicarem tiver ela no elenco: Assista!

Esse filme conta a história de um pai com um atraso intelectual, ele possui a mentalidade de uma criança de 7 anos. Um belo dia sua parceira o abandona e deixa a filha deles pra ele cuidar. O que ele faz muito bem, contando com a ajuda de seus amigos, que também possuem algum tipo de deficiência. A vida de pai e filha segue muito bem, até a criança chegar aos 7 anos e começa a ultrapassar o intelecto do pai e os papéis se invertem. Ao ver isso, uma assistente social tenta retirar a guarda da filha e leva-la para um orfanato, uma advogada entra no caso para defender a guarda da criança para o pai.

Esse filme mostra que não importa as dificuldades físicas ou intelectuais que um pai precisa enfrentar para ficar perto de um filho, ele lutará por isso até o fim.

 

7- O rei leão (The Lion King) – 1994

Um clássico da Disney mostrando a relação de um pai com grandes poderes e um filho curioso, aventureiro e ambicioso. O pai tenta a todo momento ensinar ao filho as responsabilidades de ser um rei e o filho, em toda sua ingenuidade, queria apenas ser um grande rei e um grande guerreiro. Mas toda essa energia do pequeno leãozinho o levou à caminhos perigosos.

Rei Leão sempre tem vez na sala da família. Muitos que viram esse filme são papais e mamães hoje, então é um ótimo filme para assistir com as crianças.

 

Texto por Mayara Scalon









Receba novidades


Gostou do conteúdo e deseja receber mais novidades do site? Preencha o formulário abaixo: