Encontro Cineclubista na Mostra Ninho Ancestral no Vera Cult
Chegamos ao 5º Encontro Cineclubista em Goiás no ano de 2025. No mês de fevereiro começamos os encontros na cidade de Goiânia, na Catedral das Artes, realizado em parceria com o Festival Intercolegial de Vídeo Ambiental e Cidadania (FIVAC) de Aparecida de Goiânia onde fizemos uma retrospectiva do ano de 2024 e as projeções das atividades cineclubistas neste ano. No mês de março realizamos em Silvânia o Encontro de Cinema, Cineclubismo e Educação, onde tivemos diversas atividades em escolas municipais da periferia da cidade e também ocupamos espaços públicos como o Centro Cultural Juvenal Tavares, a Estação Ferroviária e a Floresta Nacional de Silvânia (FLONA). No mês do Meio Ambiente realizamos o Encontro Cineclubista no Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA) onde contamos com a presença de convidados como Adriana Gomes de Brasília da SAV/MINC, Gabriel Bastos, Gerente de Audiovisuais da SECULT GO, Juliana Brombim de São Paulo da Taturana, Antonio Balbino de Brazlândia e Tetê Avelar de Minas Gerais do Fórum Brasileiros de Cineclubistas. O 4º Encontro foi no mês de julho em Anápolis, uma parceria do Cineclubismo com o Cine Fest Santana, com a produtora Território Cultural, a produtora Art Vídeo e a Associação Cultural Amigos do Cesinha (ACAC), realizado no Cine Prime com convidados importantes como Juliana Brombim da Taturana e Carlos Vinicius Borges do Rio de Janeiro da Cavideo Produções.
O 5º Encontro foi na Mostra Ninho Ancestral “O Circo chegou” no Ponto de Cultura Vera Cult no Conjunto Vera Cruz em Goiânia. O encontro nos apresentou uma proposta nova e interessante. Fomos recebidos com um café da manhã muito acolhedor e apetitoso. Recebemos um diálogo com os produtores do Festival Lanterna Mágica Wadih Elkadi e Camila Nunes, que nos apresentaram as possibilidades de produção e distribuição dos Festivais em Goiás, com quem temos ótimas parcerias para a realização dos Encontros Cineclubistas. Além disso, mostraram as vantagens e desvantagens do diálogo com as autoridades a partir de uma associação oficialmente estabelecida para conquistas e petições com o poder público. Um diálogo respeitoso e frutífero para o fortalecimento do Cineclubismo. Após este diálogo com os representantes do Lanterna Mágica, tivemos um delicioso almoço com muita fartura, um Strogonoff de frango caprichado, com amor, arroz, macarrão, batata palha e muita salada, de sobremesa sorvete, pudim e frutas. Após o almoço, começamos a sessão dos filmes premiados na Mostra Ninho Ancestral “O Circo chegou” com os filmes Menção Honrosa “As Palhaças” do Rio de Janeiro de Getúlio Ribeiro, o segundo lugar “Oliveira” do Paraná de Oda Rodrigues e o primeiro lugar com “Cine Circo do Trevo” do Distrito Federal de diretor Trevo. Os filmes encantaram e emocionaram aos cineclubistas que não puderam conter seus comentários e felicitaram a produção do Festival pela escolha do tema e pelos filmes premiados. Para finalizar a etapa cineclubista tivemos um diálogo com o roteirista, diretor e produtor Kassio Pires de Itumbiara. Kassio nos provocou com a profundidade de seus roteiros e com a produção “A Curva do Rio” que foi aceita no Festival Internacional de Madagascar. Uma homenagem a Itumbiara e tudo aquilo que representa viver às margens do Paranaíba. A troca de experiência deste jovem realizador contrasta positivamente com a experiência do realizador Eudaldo Guimarães, que esteve conosco neste encontro e que tem mais de 40 anos de produção audiovisual goiana.
O Encontro terminou como começou com um café da tarde que nos satisfez a todos tanto gastronomica como culturalmente, pois Cineclubismo é diálogo, amizade e uma boa mesa para compartilhar. Alguns números importantes deste Encontro, participaram os Cineclubes Antônio das Mortes, Apala, Bauhaus, Bastet, Catedral, De la Muerte, Dotomé, Imigração, Laranjeiras, Longevidade, Sessão Corujinha da UFG da cidade de Goiânia e Utopia do Cerrado de Catalão. Além disso, participaram representantes da União de Cineclube de Goiás (UCINEGO) e da União de Cineclubes de Goiânia (UCGYN). Foi apresentada a proposta de realizar o Encontro Cineclubista em Catalão entre 2 e 3 de outubro durante a festa do Rosário, no período da Congada. Foi apresentado o Cineclube Longevidade de responsabilidade da cineclubista Zorade Barros em Goiânia que recebeu o apoio de toda a comunidade cineclubista presente no evento. Finalmente a realização do Encontro sobre Sincretismo Religioso pelo Cineclube Dotomé no segundo sábado de setembro para debater a tolerância e o sincretismo religioso nos filmes “Apocalipse nos Trópicos” de Petra Costa e “O Pagador de promessa” de Anselmo Duarte, um desafio de tolerância ao Cineclubismo goiano.
Acompanhe as atividades cineclubistas pelo CINEGOIANIA ou pelas Redes Sociais dos Cineclubes Goianos.
Viva o Cinema e o Cineclubismo Goiano e Brasileiro.
Por Francisco Lillo
Veja Mais detalhes sobre o Encontro Cineclubista na Mostra Ninho Ancestral no Vera Cult:
- Saiba mais sobre o Cinema Latino na França. Clique aqui!
- Saiba mais sobre a Programação Cineclubista em Agosto de 2025. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Cineclube Imigração Revisitando Clássicos Latinos. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Resumo do Encontro Cineclubista no Cine Fest Sant’ana. Clique aqui.
- Saiba mais sobre o Encontro Cineclubista No Cine Fest Sant’ana. Clique aqui.
Faça parte de nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWi
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site