Programação dos Cineclubes de Outubro
Compartilhar no WhatsApp

Programação dos Cineclubes de Outubro

Colunas, Notícia

Programação dos Cineclubes de Outubro

O mês de outubro esta marcado por vários eventos importantes para o Cineclubismo Goiano. O Cineclube Xícara da Silva de Anápolis criado em 2010, retorna a suas atividades cineclubistas, parceiro do Anápolis Festival de Cinema e dos Encontros Cineclubistas do Centro-Oeste e de Goiás, um dos grandes eventos de integração, que inspirou a criação de muitos cineclubes. Junto ao Cineclube Laranjeiras UEG de Goiânia, o 7ª Arte de Acreúna, o Cineclube Catedral das Artes e o Xicara da Silva são os Cineclubes Goianos mais antigos em atividade neste momento. As atividades começaram no Ponto de Cultura Amigos do Cesinha no mês de setembro com a realização da “Oficina de Cinema Latino-Americano” em parceria com o Cineclube Imigração e a exibição do filme “Saçuarana” de Sérgio Borges e Clarissa Campolina. As sessões serão realizadas no último sábado de cada mês e a programação será divulgada próxima a data.

O Cineclube Catedral das Artes realiza no mês de outubro uma homenagem a Martin Muniz, um realizador goiano que realiza filmes em associação e trabalho participativo através da CooperAção. Um Cinema feito de forma apaixonada, onde as pessoas doam seu tempo e seu trabalho pelo amor ao Cinema. As pessoas trabalham como diretores, roteiristas, produtores e atores. Aproximadamente 70 pessoas já passaram pela CooperAção. Nas palavras de Martin Muniz: “Somos técnicos, atores, produtores e tudo quanto é “maluco “é reunido. O intuito é fazer cinema mesmo, sem grandes pretensões ou mensagens. No final de tudo, o material que produzimos acaba virando uma vitrine para nós mesmos”.

Outro evento importante acontece em Catalão. Realizaremos o 1º Encontro Cineclubista de Catalão, coordenado pelo Cineclube Utopias do Cerrado, do Professor Rogério Bianchi em parceria com a UCGYN. Acontece entre 9 a 12 de outubro, com a realização de eventos de Cinema e Educação realizados em colégios públicos da cidade, Mostra de Cinema de Catalão com produções locais e os Encontros Cineclubistas que compartilha com o acolhimento e receptividade da comunidade local. O encontro em Catalão é uma das grandes conquistas de Rogério Bianchi que com parcerias do Museu Antropológico do Cerrado de Catalão e da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) viabilizaram este evento cultural e cineclubista.

O Cineclube Imigração realiza a “Oficina de Cinema Latino-Americano: diálogo entre Conservadorismo e misticismo” na Escola de Artes Visuais do Centro Cultural Otto Marques, as inscrições podem ser feitas pelo link que será disponibilizado posteriormente. Além dessa atividade, o Cineclube Imigração foi convidado a participar na Conferência Goiás de Preservação Audiovisual que será realizada entre os dias 13 e 14 de outubro na Vila Cultural Cora Coralina. Com a preocupação de destacar e colocar no debate o papel do Cineclubismo na preservação audiovisual através da exibição ou como agente de divulgação e defesa do Cinema Goiano. Por último, o Cineclube Imigração realiza sua sessão de debate da História do Cinema Latino-Americano com a socióloga chilena Violeta Arvin, o filme “Nossa Voz de Terra, Memória e Futuro” realizado em 1981, dirigido pelos cineastas colombianos Marta Rodríguez e Jorge Silva, que retrata a luta e organização do movimento indígena do Conselho Regional Indígena do Cauca, na Colômbia, pela recuperação de suas terras e a garantia de direitos, especialmente nos anos 70.

O Cine Naco de Olhos d’Agua, coordenado pelo economista Eduardo Alonso realiza uma homenagem pela partida do diretor Robert Redford com os filmes “Butch Cassidy”, traduzido no Brasil como “Dois homens e um destino” de 1969, com direção de George Roy Hill e com Paul Newman compartilhando a atuação com Redford. “Gente como a Gente” filme de 1980 com a atuação de Donald Sutherland e Mary Tyler Moore. Além desses filmes, “O deserto vermelho” (1964) dirigido pelo magistral Michelangelo Antonioni e “Sessão Especial de Justiça” (1975) de Costa Gavras, um filme de retorno aos temas europeus deste diretor que sempre denunciou as atrocidades na América Latina.

O Cineclube Kurosawa, coordenado pelo economista Nerivam Machado e André Luiz de Almeida, conclui o projeto financiado pela Lei de Incentivo a Cultura da Secult Goiânia, de sessões de animação asiática no Museu Antropológico da UFG. O filme “Ninja Scroell” (1993) de Yoshiaki Kawajiri. O Cineclube Provocação, coordenado pela bibliotecária Helena Carvalho Sicsu de Caldas Novas, debate o filme “A culpa é de Fidel” (2006) de Julie Gavras, filha do diretor greco-frances Constantin Costa Gavras. Anna é uma menina de nove anos, de uma família abastada e que tem uma vida tranquila. Ao voltar de uma viagem, ela tem de lidar com o engajamento político dos pais no comunismo, o que vira seu mundo de cabeça para baixo.

Acompanhe as atividades do Cineclubismo goiano pelo CINEGOIANIA e pelas Redes Sociais dos Cineclubes.

Viva o Cinema e Cineclubismo goiano e brasileiro.

 

Programação dos Cineclubes de Outubro
Por Francisco Lillo

 


Veja Mais detalhes sobre a Programação dos Cineclubes de Outubro:

  • Saiba mais sobre o Cineclube Imigração Divulgando o Cinema em Goiás. Clique aqui.
  • Saiba mais sobre o Cinema Cubano no Cineclube Imigração. Clique aqui.
  • Saiba mais sobre a Programação de Setembro dos Cineclubes Goianos. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Importância do Diálogo dos Cineclubes com os Estudantes de Cinema da UEG. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Encontro Cineclubista na Mostra Vagalume: O circo chegou no Vera Cult. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Cinema Latino na França. Clique aqui!

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWi

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *