Compartilhar no WhatsApp

Matt Damon como protagonista de um filme chinês, foi a escolha certa?

Deu o que falar

 Em época de luta contra o machismo, apropriação cultural, direitos humanos entre outras, a escolha de um ator branco para estrelar um filme asiático deu o que falar.

 

“A Grande Muralha” já teve repercussões antes mesmo de chegar aos cinemas, e não foi pela produção em si, mas pelo elenco.

Constance Wu criticou a escolha de Matt Damon como protagonista do filme “A grande muralha”.
A atriz disse que a escolha por Damon para o papel de herói da trama, reforça “a repetidamente implícita e racista noção de que pessoas brancas são superiores a pessoas de cor, e que pessoas de cor precisam ser salvas de pessoas da nossa própria cor através da força branca. Quando sempre fazem filmes como este, você está dizendo isso… querendo ou não. Mas não precisamos de salvação. Nós gostamos de nossa cor, nossa cultura, nossas forças e nossas histórias”.

E finalizou dizendo que “bilheteria não é mais desculpa para o racismo”.

E o diretor (Chinês, diga-se de passagem) não deixou dúvidas sobre sua decisão por Damon e rebateu:
“Em muitos sentidos, A Grande Muralha é exatamente o contrário do que estão dizendo. Pela primeira vez, um filme com raízes profundas na cultura chinesa, com um dos maiores elencos chineses já reunidos, está sendo produzido em uma escala internacional por um grande estúdio”, disse Yimou em declaração oficial. “Eu acho que isso é uma tendência que precisa ser celebrada. Nosso filme não é sobre a construção da Muralha da China, e Matt Damon não está interpretando um personagem chinês”.
E completou:
“Há cinco grandes heróis na nossa história, e Matt Damon é um deles – os outros quatro são todos chineses. O sacrifício e força coletivas desses heróis são o coração do nosso filme. Como diretor de mais de 20 filmes chineses e das Olimpíadas de Beijing, eu não escalaria, e nunca vou escalar um filme de forma contrária a minha visão artística por exigência dos estúdios. Eu espero que, quando todos virem o filme e estiverem armados com fatos, concordem comigo”, concluiu.

Bom, agora nos resta assistir ao filme e tirar a nossa própria conclusão. Será que Matt Damon foi a escolha certa?









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *