Motivacional - mulher com uniforme de comissária de bordo, saindod e uma escada rolante de um aeroporto com uma mala
Compartilhar no WhatsApp

Motivacional: o que os filmes te ensinam sobre coaching

Colunas

Um filme motivacional de 2003 pode te ensinar bastante sobre física quântica, coach, psicologia positiva e todos esses temas que estão em alta em 2018. Você já assistiu “Voando Alto”? É dele que vamos falar hoje.

 

Os filmes motivacionais contam histórias de superação, de metas, objetivos e como que atingimos essas metas. Existem vários filmes que fazem essa abordagem da positividade, ressignificação e a grande “volta por cima”.

Se nesse momento você está dizendo “mas isso só acontece em filmes”, pode parar a leitura por aqui mesmo. Afinal, você já possui uma crença limitante enraizada no seu inconsciente. Para mudar isso é preciso aceitar esse fato e estar aberto para a mudança. Você está pronto para isso?

Então vamos lá!

 

Mas afinal, o que é coach?

De forma bem simples: Coach é uma metodologia com base científica que ajuda pessoas a alcançarem objetivos. Dentro do coach existem várias ferramentas e técnicas para realizar essa façanha.

Ao fazer um processo de coaching você vai conseguir entender o ponto onde está, vai ter uma demanda de tarefas e todo um planejamento para executar e, por fim, chegar ao seu objetivo.

Não importa qual seja o seu objetivo/sonho. Casar com o Joaquim da Silva, ter 2 filhos, trabalhar na Coca-Cola, ter uma renda de R$10.000,00, emagrecer 7kg e por aí vai, você pode sonhar com o que quiser e seus sonhos só se tornam objetivos quando você cria um planejamento para alcançá-lo.

Um detalhe nos objetivos que listei acima é a clareza. Não basta querer casar, defina com quem. Não basta querer ganhar dinheiro, defina quanto. Não basta querer emagrecer, defina quantos quilos você quer perder. O coach é baseado na física quântica, além de outras ciências.

Um Coach te ajuda a enxergar ou criar as oportunidades e definir as metas, ele te ajuda a conquistar seus sonhos, mas todo o trabalho e mérito é seu!

Uma das ferramentas mais conhecidas é a “Jornada do Herói”, vou te explicar essa jornada no filme americano “Voando Alto”, dirigido pelo brasileiro Bruno Barreto com Mark Ruffalo, Candice Bergen e Gwyneth Paltrow no elenco, além de outras estrelas de Hollywood.

Por que coach combina muito bem com pipoca. Então, vamos lá!

 

O lugar comum

 

A jornada do herói começa em um lugar comum, o herói é uma pessoa comum.

No filme “Voando Alto” começa com uma criança de uma cidade de interior, com uma família desajustada. Ela poderia ter terminado como garçonete de uma lanchonete, que é o clássico retratado nos cinemas, mas ela decidiu que iria para longe daquela cidade. A física quântica já começa aí, na decisão!

Cinema e coaching com o filme motivacional "Voando Alto"

Quantas vezes você tomou decisões quando ainda era uma criança? E quantas vezes você fez um plano de ação para realizar esse objetivo?

Essa criança cresceu e, mesmo tomando caminhos tortos, fez um planejamento para sair da sua cidade natal. Mas, para manter a emoção do filme, claro que seu plano “A” falhou. Ela depositou todas suas chances no futuro de outra pessoa, se ele se desse bem, ela iria junto com ele, mas levou um “pé na bunda”.

Ela poderia ter desistido, desmotivado, desanimado? Claro que poderia! E seria normal se o fizesse.

Cinema e coaching com o filme motivacional "Voando Alto"

 

O chamado para ação

Após a falha do seu plano A, que é um erro comum, afinal, quem nunca depositou seus sonhos no colo de outras pessoas? Os pais, amigos, parceiros? Se você disse que nunca fez isso, está mentindo (para si mesmo, o que é pior). E o que você está ganhando com isso? Está exatamente onde gostaria? Tem alguma perspectiva realista de estar onde deseja? Tudo bem se não estiver, a maioria de nós nem se quer sabe o que quer. As vezes nossos objetivos são vagos, como no filme, ela só sabia que queria sair da cidade, mas ainda não tinha certeza de como faria isso.

A Donna (é o nome da personagem principal) recebe o seu chamado para a ação através de uma entrevista na televisão. Ele vê uma pessoa na TV, se identifica com essa pessoa e admira o seu sucesso ao alcançar seus objetivos e então entra outra atividade do coach: Qual o seu objetivo? Tem alguém que já conquistou? Então você também pode.

Tem um pouco de marketing também, uma ferramenta chamada “benchmarking” em resumo: você olha a empresa/pessoa que deu certo, analisa todas as estratégias e copia tudo fazendo adaptações para a sua realidade, claro.

 

A moça da TV conseguiu sair de sua cidade pequena e virou comissária de bordo, Donna definiu um objetivo mais claro agora: “Vou virar aeromoça e sair da minha cidade”

 

 

O Herói passa para um mundo desconhecido

 

Após a tomada de decisão e partir para a ação o herói começa a pisar em terrenos totalmente desconhecidos.

Donna encontra uma companhia aérea pequena (bem pequena) e se candidata para vaga de comissária de bordo, o detalhe é que ela nunca havia viajado de avião, não tinha experiência e nem cursos nessa área. Claro que ela entrou em pânico no seu primeiro dia de trabalho. Donna simplesmente “se jogou no universo desconhecido” que a levaria ao seu objetivo.

 

Cinema e coaching com o filme motivacional "Voando Alto"

Recebe ajuda de um mentor

 

O herói recebe ajuda de um mentor, uma pessoa que o guia rumo ao seu objetivo.

Donna encontra com algumas comissárias de bordo de outra empresa, uma empresa maior. Ela decide que também pode estar lá, que ela está pronta para crescer e ganhar mais.

É nesse momento que ela se encontra com sua mentora, que antes só conhecia pela entrevista na TV lá no começo de sua jornada.

Cinema e coaching com o filme motivacional "Voando Alto"

 

Os Desafios que tornam o herói mais forte

 

O herói vai enfrentar grandes desafios para atingir seu objetivo e torná-lo mais forte, afinal, para chegar ao topo é preciso aprender a escalar a montanha.

Donna inicia um curso para trabalhar em uma companhia aérea internacional. Ela enfrenta várias semanas de testes e provas árduas. Passa madrugadas estudando e se torna a melhor da turma.

 

A grande crise, o vilão, o pior medo da vida do herói

 

Chega um momento que o herói enfrenta uma grande crise, por mais que os obstáculos tenham tornado o herói mais forte, ele ainda não está pronta para enfrentar o seu grande medo. É um momento de crise, de inquietação, questionamentos, dúvidas, dores e medo.

 

Donna não passa no teste para voos internacionais e fica fazendo voos curtos pela companhia. Esse foi o primeiro grande baque de Donna. Mas ela não desiste de seus planos, coloca posters nas paredes de sua casa com vista para a torre Eiffel e o Arco do triunfo, mantendo sua mentalização. Issa é a física quântica trabalhando, mentalizar o seu objetivo.

Dona vai se acostumando com sua pequena derrota e aguarda o próximo ano para poder refazer o teste, enquanto isso ela se coloca em outra enrascada: parceiros.

 

Cinema e coaching com o filme motivacional "Voando Alto"

 

Donna enfrenta uma grande crise interna: amor x profissão. Uma questão  muito comum na vida de muita gente, principalmente com as mulheres. Quantas pessoas você conhece que largou o emprego ou recusou uma oferta de trabalho por causa do parceiro? O grande desafio é encontrar um equilíbrio entre profissional e pessoal.

Donna refez a prova, passou com louvor e largou seu namorado para correr atrás do seu objetivo. Ela finalmente estava vivendo o seu sonho, fazendo voos internacionais, conhecendo Paris, morando em Nova York. É isso então?

Donna fica surpresa quando percebe que não está tão feliz quanto ela imaginava que ficaria após conquistar seus objetivos. Ela enfrentou muitos obstáculos, aprendeu muitas coisas. Donna decide que é hora de voltar.

 

O retorno do Herói

 

Após a queda o herói se levanta ainda mais forte e ganha um tesouro dessa jornada (reconhecimento, conquistas materiais, conhecimento, etc). O herói volta para casa pra compartilhar essa conquistas com as pessoas.

 

Cinema e coaching com o filme motivacional "Voando Alto"

Donna retorna para o seu amado, se torna piloto de avião e inclui voos internacionais na cidade onde tudo começou.

Cinema e coaching com o filme motivacional “Voando Alto” mostrou que a nossa heroína atendeu o chamado, enfrentou os desafios, recebeu uma mentoria e retornou para levar seu aprendizado pra casa.

 

Texto por Mayara Scalon


Quer ser o autor da sua história e fazer da sua vida digna das telonas dos cinemas, com uma jornada incrível e um final espetacular?

Então se liga nesse curso online de ninguém menos que Augusto Cury.

Acessar curso: https://bit.ly/2PXE9bz

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

 




 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *