Star Wars
Compartilhar no WhatsApp

Nerd: o new black cultural

Colunas, Notícia

Eu acho a sua falta de fé perturbadora”. (Darth Vader)

 

Cultura é uma palavra complexa do ponto de vista semântico, pois abarca diversas dimensões e aspectos relacionados à humanidade. Nesse sentido, dia 21 de Maio se comemorou o dia mundial da diversidade cultural, uma ação promovida pela Organização das Nações Unidas, para promover a humanização das diversas culturas espalhadas pelo mundo. E a cultura geek? Por que ela ainda não é bem aceita por grande parte das pessoas?

Parece que há um distanciamento da sociedade, um preconceito instaurado com os chamados nerds. Sim, aqueles “seres super, ultra, mega, power inteligentes que usam óculos”. Com certeza você já ouviu esse rótulo ou já rotulou alguém assim. Mas por quê? Talvez você tenha feito isso para demonstrar superioridade, popularidade, ser bem aceito socialmente, ou por achar estranho e esquisito os gostos peculiares que tantos jovens têm pela cultura geek. Mas sempre há tempo para mudar e parafraseando o grande Darth Vader, nunca perca a fé.

Star Wars Episodio IV

Mas vamos ao que interessa neste artigo, o dia do orgulho nerd, comemorado mundialmente no dia 25 de Maio, e que não pode ser confundido com o dia da toalha também comemorado no mesmo dia (para saber mais sobre o dia da toalha, leia “É dia de rock, baby! Ops! É dia da toalha!“). O dia do orgulho nerd tem o objetivo de disseminar a cultura geek/ nerd. E a escolha de tal dia para comemorá-lo se deve ao lançamento da première do primeiro filme da saga Star Wars, com o episódio IV: uma nova esperança, no dia 25 de Maio de 1977.

 

Que a força esteja com você!

Quem consegue esquecer essa frase icônica? E além dessa, há várias outras frases que marcaram gerações. O fato é que filmes com narrativas baseadas em sagas de super heróis têm causado um boom no universo cinematográfico e arrecadado uma bilheteria esmagadora. Claro que quem se aventura na tentativa de assistir aos primeiros filmes tem uma impressão de um filme extremamente pacato, pois para a época era normal serem produzidas narrativas mais lentas, e até períodos de filmes longos sem um áudio sequer, diferentemente de filmes da série Vingadores, por exemplo, que na era da pós-modernidade líquida (de Bauman), traz na telona ações e reações rápidas. Você não pode nem piscar o olho que o Homem de Ferro já morreu, piscou de novo, ele já está vivo.

É impossível falar de Star wars e não se lembrar do Mestre Yoda. Muitas das frases icônicas da saga são dele, um serzinho que surge do nada para aconselhar sabiamente. É dele a frase “do or not to do. There is no try”. Qual frase de Yoda te marcou? É interessante ressaltar que a presença do “sábio” é uma característica de narrativas baseadas na jornada do herói de Joseph Campbell.

 

“Do or not to do. There is no try!”

E foi sob o lema de “fazer ou não fazer. Tentativa não há” que o cinema acreditou no potencial de filmes voltados para o público geek. A franquia de filmes de George Lucas (LucasFilm) teve um sucesso tão grande, que chamou a atenção da Disney, que a adquiriu em Outubro de 2012 por 4 bilhões de dólares. Após a compra, a Wall Disney lançou o sétimo episódio da série, em 2015, intitulado Star wars: o despertar da força.

Agora, nos resta comemorar o dia do orgulho nerd e aguardar o lançamento do nono e último episódio, previsto para Dezembro deste ano, e intitulado Star wars: a ascensão Skywalker. Já há muitas teorias para o desfecho desta aventura nas estrelas, mas o certo é que nós, os fãs, iremos sentir muitas saudades de todos os personagens, atores, e histórias, que fazem parte da nossa vida.

 

Somos geeks! Somos nerds! Vida longa aos nerds!

 

Nerd Michele Souza

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWiykFA

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.