Compartilhar no WhatsApp

O Cine Brasília irá receber a 2ª mostra de cinema argentino

Eventos, Notícia

Esse mês de agosto o Cine Brasília recebe a 2ª mostra de cinema argentino e outros lançamentos.

O Cine Brasília, a Embaixada da República Argentina e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal apresentam, a Segunda Mostra de Cinema Argentino, que acontecerá nos dias 23 a 28 de agosto(2017), às 19h, com entrada franca.

Uma ótima oportunidade para renovar o estoque de filmes assistidos, curtir um lugarzinho diferente, tirar selfs cult e tudo isso pela pechincha de zero reais. Ta bom ou quer mais?

A mostra vai iniciar com a apresentação do filme “O Inverno (El inverno – 2016)”, dirigido por Emiliano Torres, que tem como cenário a Patagônia argentina. Com alguns prêmios a tira colo:

  • Prêmio Especial do Jurado e o Prêmio à Melhor Fotografia no 64º Festival de San Sebastián
  • Prêmio de Melhor Ator e o Prêmio de Melhor Filme da Crítica Francesa no Festival de Biarritz 2016
  • Prêmio Melhor Ópera Prima no 38º Festival Internacional de Cinema de La Habana
  • Prêmio de Melhor Filme no 1º Festival Internacional de Mônaco.
Cena do filme “O Inverno”

 

A mostra continuará com uma sessão especial de três filmes, apresentada pela Associação Geral de Diretores Autores Cinematográficos e Audiovisuais (DAC) e o Ministério das Relações Exteriores da Argentina:

  • Filme “Ressurreição”, dirigido por Gonzalo Calzada, filme de terror ambientado durante uma epidemia de febre amarela que atingiu Buenos Aires em 1871. Um jovem padre viaja para ajudar as pessoas doentes, mas fatos estranhos começam a acontecer
  • Documentário “Buscando a Tita”, dirigido por Teresa Constantini, aborda a vida de Tita Merello, figura emblemática do cinema e do tango argentino.
  • Documentário dirigido por Ricardo Piterbarg, mostra o grupo de teatro Catalinas Sur do bairro de La Boca representando a peça teatral “Viemos de muito longe” referente aos imigrantes que chegaram à Argentina.
Filme “Ressurreição”

 

Os últimos dias da mostra estarão dedicados ao “Cidadão Ilustre” de Hernán Duprat e Mariano Cohn, que ganhou o Prêmio Goya ao Melhor Filme Iberoamericano e a Copa Volpi à melhor interpretação masculina (Oscar Matínez) no Festival de Venecia.

Fecha a mostra com a coprodução argentino-brasileira “Dolores” de Juan Dickinson. Para a projeção destes dois últimos filmes se conta com o apoio das distribuidoras Cineart e Fênix.

 

Breve História do Cine Brasília

O Cine Brasília foi inaugurado no mesmo dia em que Brasília se tornou capital do Brasil, em 22 de abril de 1960. Na programação inaugural foram projetados grandes sucessos de bilheteria tais como Anáguas a Bordo, com Gary Grant, A Canoa Furou, com Jerry Lewis e O Discípulo do Diabo, com Kirk Douglas e Burt Lancaster, entre outros.

Havia sessões de gala feitas só para convidados (exigia-se traje a rigor), eram exibidos filmes que no dia seguinte seriam reprisados em sessões abertas ao público em geral. O Cine Brasília era disputado pelos políticos e intelectuais de Brasília saudosos do glamour da antiga capital do Brasil, o Rio de Janeiro.

Projeto do Cine Brasília de Oscar Niemeyer.
Fonte: Observatório do Turismo-DF

 

O Cine Brasília, além de ser a sala de exibição sede do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, mantém em sua programação lançamentos de filmes nacionais, mostras estrangeiras, semanas temáticas, debates, lançamentos de livros, exposições de pinturas, fotografias, cartazes e outros; intercâmbio e cooperação com as embaixadas, escolas públicas e universidades, contribuindo com projetos de formação de plateia e enriquecimento de nossa cultura.

Hoje o Cine Brasília conta com uma capacidade para 607 lugares, com som Dolby Stereo Digital e uma tela de 14.00 x 6.30 metros.

 


O que: 2ª mostra de cinema argentino

Quando: 23 à 28 de agosto de 2017, sempre as 19hs

Onde: Cine Brasília, Brasília-DF

Quanto: Entrada Franca

 

Texto por Mayara Scalon









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site