O que uma animação infantil pode ensinar sobre habilidades emocionais?
Compartilhar no WhatsApp

O que uma animação infantil pode ensinar sobre habilidades emocionais?

Colunas, Notícia

A animação Wifi Ralph: quebrando a internet (2019) parece ser só mais um filme infantil, mas ela tem muito mais a nos dizer sobre as transformações e tendências digitais do que a gente imagina. Entretanto, mais do que chamar a atenção para a importância de se estar antenado nessas tendências e conhecimentos, chamados de hard skills, é mais importante prestar atenção as soft skills. E você, sabe o que é uma soft skill?

 

Sem perder o tom lúdico e infantil, Wifi Ralph, é um daqueles filmes que faz um brainstorming de informações, claro, informações sobre o universo da tecnologia. Muito colorido e carregado de referências, o filme dirigido por Phil Johnston e Rich Moore, é uma pequena amostra do quão grande, melindroso, dinâmico e instantâneo é o ciberespaço.

 

Uma animação infantil ou uma aula de informática?

O filme mostra que a internet não cai do céu, mas que ela é “distribuída” de cabo em cabo, de conexão em conexão via modem. E que por trás de uma tela de smartphone, há camadas ocultas, nas quais acontecem serviços e ações dos mais variados, como buscar uma informação em um buscador, que tenta descobrir o que você está procurando. Sim, qualquer semelhança como a realidade não é mera coincidência. Claro, que o maior buscador do mundo está no longa-metragem, o Google.

Mas não é apenas a Google que aparece na telona, também tem a Amazon, o Ebay, entre outros. Há também os similares, como, o BuzzTube, um simulacro da plataforma de vídeos mais famosa do mundo. Ainda é possível ver retrogames, como, Sonic, Pac Man, além de anúncios hospedeiros de spam, e o “lado negro da força” tecnológica. Até as princesas da Disney aparecem numa versão mais moderna dos famosos contos de fada infantis.

 

O que uma animação infantil pode ensinar sobre habilidades emocionais?

Touch screen: um mundo de emoções

Mesmo que a internet seja algo bom e capaz de disseminar conhecimento, ela também tem seus lados ruins, o que o filme mostra, crianças que ficam com o smartphone na mão, enquanto os pais não estão vendo o que eles estão fazendo. A animação também mostra o quanto a internet pode ser preconceituosa, fato marcado pelos vários comentários ofensivos que Ralph recebe após postar seus vídeos no BuzzTube, auxiliado pela analista e influencer digital, a Yes. E até a própria Vanellope é uma garotinha que não gosta de rotina, quer aventuras novas e nada de mesmice.

Mas vamos falar um pouco sobre o enredo dessa história, que começa quando o vilão dos videogames, Ralph, e Vanellope, decidem navegar na internet em busca de um acessório do jogo Corrida Doce, da amiga de Ralph,  disponível para venda no Ebay. Enquanto Vanellope é do tipo agitada, Ralph é o arquétipo do fortão, mas sensível. E é essa sensibilidade que faz o personagem tomar certas atitudes no decorrer do filme para não perder a amizade da garota.

“A primeira regra da internet: não olhe os comentários.”

Enfim, a animação é uma ótima opção para navegar neste mar de tendências e termos do universo da informática, e principalmente, compreender a dinâmica nas relações sociais que conectam youtubers, vendedores, gamers, nativos digitais etc. E a grande moral é: controle as suas emoções e não faça como Ralph, que quase perdeu a amizade de Vanellope, por ser egoísta e querer a atenção dela só para ele, não exercendo a empatia e anulando o desejo da garota de querer buscar novos lugares, amizades e aventuras. No final, Ralph entendeu o significado de empatia, uma das soft skills mais importantes para o século XXI.

 

E você, tem se colocado no lugar do outro?

 

Por Michele Souza

 

 

Saiba mais sobre o filme Wifi Ralph – Quebrando a Internet , clique aqui!

 


Faça parte de nossas redes sociais!

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…EtWiykFA









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Um registro em “O que uma animação infantil pode ensinar sobre habilidades emocionais?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.