Oppenheimer
Compartilhar no WhatsApp

“Oppenheimer” Uma Experiência Pedagógica

Colunas, Notícia

“Oppenheimer” Uma Experiência Pedagógica

O último filme de Christopher Nolan é uma experiência cinematográfica de 3 horas sobre uma narrativa que nos aproxima a temas muito próximos aos goianos. Fui convidado a assistir ao filme com alunos do CEPI Cecília Meirelles de Aparecida de Goiânia e depois participar de um debate com os alunos. Minhas primeiras expectativas eram de que um filme de 3 horas sobre a vida do cientista que coordenou o “Projeto Manhattan” que desenvolveu a Bomba Atômica que foi lançada no Japão, seria insuportável para adolescente entre 14 a 17 anos. Como amante do cinema, realmente me surpreendeu que jovens se comportassem tão divinamente na sala de cinema. Mas fiquei muito mais maravilhado quando os jovens Manuela e Nicolas fizeram suas intervenções no debate, pela sua coerência e seriedade no discurso e em suas colocações que me fazem renovar minha esperança e fé no poder transformador que os jovens têm no futuro do Brasil.

Oppenheimer

O filme apresenta diversas propostas interpretativas, porém muitos jovens perguntavam como o filme poderia ser aplicado no ENEM. Com os professores que analisamos o filme, selecionamos algumas temáticas, claro sem dar spoiler do filme, descrevendo que o eixo principal do filme é a intolerância, seja ela política, pela constante presença entre Liberdade versus Comunismo, uma temática presente em nossa eleição presidencial do ano passado, onde o comunismo era o fantasma da vez. O tema do desenvolvimento científico em prol do desenvolvimento humano, que muitas vezes foi utilizado para a destruição. Durante a Pandemia vimos como as autoridades negaram a ciência e como consequência hoje tem doenças erradicadas há décadas, que retornam pelo descaso das autoridades. Mencionava sobre a relação entre o filme e Goiânia, com o tema das Bombas Atômicas no Japão que deixou milhares de mortos e o acidente radioativo do Césio 137, que aconteceu em Goiânia em 1987 e que nunca devemos esquecer. Provocou o terror em Goiás e transformou-se na maior catástrofe radioativa da América.

Oppenheimer

Por último, elogiar a proposta realizada pela diretora Lilian Rios do CEPI Cecília Meirelles, que no “Dia do Estudante”, levou 80 jovens ao cinema para assistir um filme em uma sala comercial, neste caso o Multicine Shopping Cidade Jardim. O Cinema na educação é uma experiência que deve ser difundida. A Lei 13.006 de 26 de junho de 2014, apresentada pelo Senador Cristovam Buarque, estabelece nas diretrizes e bases da educação nacional, a obrigatoriedade de exibir filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Lei que não é cumprida nas instituições educacionais por falta de metodologias ou desconhecimento das autoridades.

Oppenheimer

A parceria entre a educação e o cinema é uma experiência de aprendizagem para um mundo onde o audiovisual faz parte da interpretação e do conhecimento da sociedade atual. Onde a Pandemia mostrou a importância da comunicação e do audiovisual no aprendizado da nossa juventude.

 

Por Francisco Lillo

 


Veja Mais detalhes sobre “Oppenheimer” Uma Experiência Pedagógica:

  • Saiba mais sobre o Cine Goiás Itinerante. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Programação dos Cineclubes de Agosto 2023. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Lei Paulo Gustavo em Goiás. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Cinema em Goiás 2. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o Cineclube Imigração. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme “A Chave De Sarah” no Cineclube Provocação. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme Um Intruso no Porão. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme Velozes e Furiosos 10 – O Retorno Explosivo. Clique aqui!

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWiykFA

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Um registro em ““Oppenheimer” Uma Experiência Pedagógica

    1. Obrigada, Lilo! Você nos ensina sempre que essa relação entre educação e cinema é incrível para os nossos estudos. Somos muito gratos por toda essa oportunidade que você nos proporciona com essa parceria! 🩵❤️👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *