Compartilhar no WhatsApp

Cinema: lugar de empreendedorismo

Colunas

É possível tirar boas lições de negócios e empreendedorismo dos cinemas. O texto de hoje é exatamente sobre isso, trazendo um dos filmes mais marcantes não só para o mundo dos negócios mas pelo belíssimo trabalho da produção e dos atores. Curioso? Então continue aqui, vou te contar que filme é esse agora mesmo!

 

Hoje é dia de falar daqueles filmes envolventes. Vou dar algumas pistas para ver quem adivinha de qual filme se trata. Seu protagonista em uma estatueta de melhor ator. O filme foi dirigido por Martin Scorsese. Foi lançado em 2013 e é considerado por muitos como um manual de empreendedorismo e negócios. Já sabe de que filme se trata? Quem falou “O lobo de Wall Street” acertou. O filme é regado de cenas empolgantes, que garantem bastante aprendizado.

Para quem acabou de colocar o longa na lista, este texto não irá aprofundar no spoiler. Prometo!

Basicamente, “O lobo de Wall Street” conta a história de um corretor da bolsa de valores, sem dinheiro, mas com muita ambição para se tornar um milionário. O nome dele é Jordan Belfort e cada cena do filme é para mostrar como ele construiu o seu império (ou como ele o perdeu). Sua forma de crescimento e enriquecimento foram muito rápidas, mas será que foram de forma honesta? O filme mostra detalhes da vida de Belfort que, na verdade, são verdadeiras lições de vida, de comportamento, de atitudes, de mindset, de ética e moral, entre outros.

empreendedorismo no cinema com o filme "O Lobo de Wall Street". Na foto, cena do filme com o Leo Dicaprio levantando uma taça de vinho e uma bandeira do EUA ao lado.

E quem encarna tão bem Jordan Belfort? Ninguém menos que o galã Leonardo DiCaprio, o lobo em pele de carneiro, pronto para passar por cima de tudo e de todos para conquistar todos os seus objetivos, mesmo que eles não sejam lícitos. Entretanto, como a fama do corretor e seu grupo aumenta, seus negócios suspeitos ficam mais suscetíveis de investigação. A polícia então passa a ficar na cola do grande mestre da bolsa de valores.

Belfort passa a levar uma vida libertina, com jogatinas, drogas, grandes festas, prostitutas. Ele trai a esposa e cada vez mais seus atos parecem sair fora do controle. Sua esposa divorcia-se dele após o começo de um relacionamento amoroso entre ele e Naomi LaPaglia, que ele conhece em uma festa. Ele então casa-se com Naomi e tem uma filha com ela, que recebe o nome de Skylar. O tempo vai passando e Belfort cada vez mais se afoga num poço de vícios, negócios ilícitos, passa a transferir dinheiro e bens para o nome de outras pessoas, além de esconder grandes quantidades de dinheiro em paraísos fiscais.

Enfim, com um estilo de vida libertino desses o final não poderia ser muito diferente do que aconteceu com ele. Mas deixarei o final em segredo, porque o spoiler já foi longe demais. Algo é certo, a lei de Murphy não falha, o que já está ruim, pode piorar mais, podem surgir conflitos familiares, pode surgir outro divórcio na vida de Belfort, crises psicológicas, falência, pobreza etc, mas pode também acontecer reviravoltas assim como, de fato, acontece na vida, ela nunca é linear. Assista, confira e aprenda lições do que fazer e principalmente, do que não fazer para obter sucesso.

 

Dica: Tem no Netflix!

 

Texto por Michele Souza

 

Gostou da dica de hoje? Quer ver mais novidades do mundo da sétima arte? Nos acompanhe no Facebook e dê suas sugestões também, além de se divertir com os memes que soltamos por lá 😉

 

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site