Estado de Sítio de Costa-Gavras no Cineclube Imigração em Espanhol
Compartilhar no WhatsApp

Estado de Sítio de Costa-Gavras no Cineclube Imigração em Espanhol

Colunas, Notícia

Estado de Sítio de Costa-Gavras no Cineclube Imigração em Espanhol

O Filme “Estado de Sítio” (1972) do diretor franco-grego Costa Gavras é uma denúncia das ditaduras militares e a presença norte-americana que influenciou as transformações políticas no continente. O filme foi gravado principalmente no Chile, no governo de Salvador Allende, que no ano seguinte, junto ao Uruguai, sofreu golpes militares violentos e com extrema crueldade, produzindo milhares de presos, torturados e exilados. Yves Montand, ator e cantor italiano, faz o papel do especialista em inteligência e tortura, Phillip Michael Santore, um policial estadunidense, agente do FBI e conselheiro de governos da América Latina, sequestrado pelos Tupamaros uruguaios.

O papel de Montand foi um fato real sobre o especialista Don Mitrione que assessorou o Brasil na derrocada do governo João Goulart até o golpe militar, após atuou na República Dominicana, no golpe militar em 1968, posteriormente se transladou à Suíça latino-americana, Uruguai. Junto a Dan Mitrione foi sequestrado o Cônsul Brasileiro no Uruguai Aluysio Dias Gomide, que foi liberado pelos Tupamaros. Uma sequência de golpes militares acontecem na Bolívia (1971), Peru (1975), Argentina (1976), e tantas outras ditaduras que retornam à democracia a partir dos anos 80.

Costa-Gavras foi um dos diretores que marcaram o cinema político, assim como o chileno Miguel Littin, o argentino Fernando Solanas, o boliviano Jorge Sanjinés, o brasileiro Glauber Rocha, o Cubano Tomás Gutierrez Alea e tantos outros realizadores que comprometeram a sua cinematografia com um projeto político junto a intelectuais da esquerda europeia, como o realizador Chris Marker, que colocaram em debate as torturas, a desigualdade social, a influência brasileira na liderança autoritária regional e tantos outros temas como a corrupção durante os regimes militares.

Os convidados ao debate são a professora e poeta paulista Flavia Ferrari, que participou de outros debates e das lives poéticas, o professor peruano Juan Castro, com sua visão anarquista da vida, o acadêmico mexicano que realizou a Oficina de Cinema Social, cineclubista e pesquisador Lefteris Becerra. O debate será apresentado pelo professor chileno Francisco Lillo, sobre esse filme da memória política latino-americana. O debate será realizado em espanhol pelo site do Youtube da União de Cineclubes de Goiânia.

Veja o debate pelo Youtube. Clique aqui!

 

Estado de Sítio de Costa-Gavras no Cineclube Imigração em Espanhol

 

Por Francisco Lillo

 


Veja Mais detalhes sobre o filme Estado de Sítio de Costa-Gavras no Cineclube Imigração em Espanhol:

  • Saiba mais sobre o filme A Cor Púrpura de Spielberg. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre os Vencedores do Oscar 2024. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Programação de Cineclubes Março de 2024. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre a Homenagem ao Cineclubismo. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme A Sociedade da Neve. Clique aqui.
  • Saiba mais sobre o filme O Contador de Histórias. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme La Memoria Infinita. Clique aqui!

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWi

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *