5 Filmes (Sobre Epidemias) Para Ver Na Quarentena
Compartilhar no WhatsApp

5 Filmes (Sobre Epidemias) Para Ver Na Quarentena

Colunas, Notícia

5 Filmes (Sobre Epidemias) Para Ver Na Quarentena

Março de 2020, nessa altura dos acontecimentos muita gente deve estar se perguntando se vamos sair ilesos dessa ameaça biológica que no momento nos coloca em isolamento forçado, o mundo todo tem visto os horrores e o pânico que a Covid-19 tem causado, cientistas e pesquisadores trabalham para encontrar uma cura, enquanto pessoas se escondem em casa para evitar serem contaminados. Olhando assim parece até roteiro de filme de epidemia, mas infelizmente é a nossa situação real, ficção e realidade se misturam nesse período de isolamento, e para entendermos um pouco sobre como essas situações podem de alguma forma ajudar ou piorar no cenário atual de uma ameaça viral, o Cine Goiânia preparou uma lista com 5 filmes sobre epidemias, pandemias e doenças mortais, para que você fique por dentro do que ocorre quando as coisas saem do controle, e acredite tem filme por ai que difere muito pouco do que estamos vivendo agora.

Contágio (2011) 

5 Filmes (Sobre Epidemias) Para Ver Na Quarentena
Nada se espalha como o medo, terror e caos em uma ameaça que mistura ficção e realidade.

O filme de Steven Soderbergh reúne um elenco de primeira linha, Marion Cotillard, Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow e conta uma história que pode assustar em função da semelhança com a nossa situação recente, uma mulher viaja para a China e contrai uma doença misteriosa, ao retornar para os E.U.A acaba morrendo e o vírus se espalha colocando o mundo em alerta, a doença se transforma rapidamente e uma pandemia começa a matar milhares de pessoas. Até aqui fica evidente que muito do que estamos vivenciando é retratado, apesar do olhar pessimista da direção em relação a esse cenário, o filme mostra como a ameaça silenciosa de um vírus se espalha com facilidade em um mundo interconectado, teorias conspiratórias, fake news, pânico generalizado, discussões existenciais, tem de tudo em Contágio, vale muito a pena e é talvez um dos filmes que mais se aproxima do que temos vivido atualmente.

Extermínio (2003) 

5 Filmes (Sobre Epidemias) Para Ver Na Quarentena
Imagine acordar em um mundo totalmente desolado, tomado por zumbis, Walkind Dead?

Após invadirem um laboratório de pesquisas, um grupo de ativistas encontra chimpanzés presos em gaiolas diante de telas que exibem continuamente cenas de extrema violência. Ignorando os avisos de um cientista que trabalha no local de que os macacos estariam infectados, os ativistas decidem libertá-los. Assim que são soltos os macacos atacam todos aqueles à sua volta, transformando suas vítimas em “zumbis” sedentos por sangue e violência. Nesse filme uma questão muito recorrente é de que animais como primatas e mamíferos podem transmitir doenças, assim como o vírus atual que provavelmente possa ter passado de um animal para os humanos, extermínio explora o caos da devastação e do ambiente desolado pela doença, o filme conta com um bom elenco e tem Cillian Murphy no papel de Jim, um paciente que acorda depois de um coma e se depara com uma cidade repleta de cadáveres, ele então parte em busca de outros sobreviventes e de um grupo de soldados que podem ter encontrado a cura para a doença.

Ensaio Sobre a Cegueira (2008) 

5 Filmes (Sobre Epidemias) Para Ver Na Quarentena
Não se trata de uma doença que mata, mas da condição humana que pode revelar de forma trágica as mazelas da humanidade.

Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar um forma de sobreviver aos caos. O roteiro é baseado no livro homônimo do escritor português Jose Saramago, dirigido por Fernando Meireles (Cidade de Deus / Dois Papas) muitas críticas rondavam o filme antes mesmo de seu lançamento, pois dada a complexidade da trama muito consideram esse livro inadaptável, é um filme denso, dramático, que explora sobretudo os lados mais obscuros e ruins da humanidade, traz uma discussão interessante sobre como a humanidade se comporta em uma situação de sobrevivência.

93 Dias (2016) 

5 Filmes (Sobre Epidemias) Para Ver Na Quarentena
Não é de hoje que o ebola faz vítimas no continente africana, 93 Dias é um retrato da luta contra esse vírus terrível.

Baseado em fatos reais, é um original da Netflix, esse filme conta a drama ocorrido com um surto do ebola em 2014 na Nigéria, que colocou em risco a vida de mais de 20 milhões de pessoas, deixando o mundo todo em pânico. O enredo narra a corrida contra o tempo e o sacrifício de homens e mulheres que arriscaram suas vidas para que o vírus do ebola não se disseminasse. O fato trouxe muita notoriedade à equipe médica e aos pesquisadores nigerianos, junto a OMS e a ONU pelo modo como a ameaça foi contida, certamente esse é um filme que vale muito a pena, e mostra como alguns sacrifícios e esforços quase nunca reconhecidos são essenciais em uma situação de emergência epidemiológica.

A Gripe (2013) 

5 Filmes (Sobre Epidemias) Para Ver Na Quarentena
Orientais usando máscaras é um cotidiano usual, afinal não é de hoje que o pessoal por lá lida com epidemias e doenças infectocontagiosas, A Gripe mostra o que pode ocorrer quando as coisas saem do controle.

Uma epidemia de gripe está varrendo a cidade de Bundang, subúrbio de Seul, capital da Coréia do Sul. Em meio ao contrabando de imigrantes ilegais no país, Byung-woo morre de um vírus desconhecido. Logo depois, os mesmos sintomas assolam dezenas de residentes na cidade. As pessoas são impotentes contra a doença que é transmitida pelo ar e aumenta o número de infectados rapidamente, espalhando o caos. Como o pior cenário de precaução, a cidade de meio milhão de pessoas, apenas 19 quilômetros de Seul, está prestes a ser selada. O governo pede um desligamento completo. Enquanto isso, o especialista em doenças infecciosas In-hye e socorrista Ji-goo vão para a cidade fechada para encontrar uma forma de controlar a doença e de um soro específico, parte crucial do desenvolvimento da vacina. O filme sul-coreano retrata de forma decente e sem sobressaltos, sendo bastante convincente, dando um panorama plausível do que poderia ser uma crise real, o roteiro ainda evoca as mazelas da desigualdade social e da pobreza recorrente e da falta de infraestrutura e crescimento desordenado, caldeirão perfeito para o surgimento de doenças e microrganismos mortais.

 

5 Filmes (Sobre Epidemias) Para Ver Na Quarentena.

 

Por Ricardo França

 

 

 


Veja Mais – 5 Filmes (Sobre Epidemias):

  • Saiba mais sobre o filme JÓIAS BRUTAS – Adam Sandler Se Equilibra Entre o Trágico e o Cômico. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme O Rei (Netflix) – Entre a Cruz e a Espada. Clique aqui!
  • Saiba mais sobre o filme História de um Casamento. Clique aqui!

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWiykFA

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *