Enola Holmes – O Problema da 4ª Parede
Compartilhar no WhatsApp

Enola Holmes – O Problema da 4ª Parede

Colunas, Notícia

Enola Holmes – O Problema da 4ª Parede

Inglaterra, 1884 auge da era vitoriana, em um mundo que passava por profundas mudanças, conhecemos Enola Holmes (Millie Bobby Brown) que em seu aniversário de 16 anos acorda e percebe que sua mãe (Helena Bonham Carter) havia desaparecido deixando para trás objetos estranhos que pareciam mais pistas que indicavam seu paradeiro. Enola que desde muito cedo já demonstrava um espírito livre e aventureiro, decide descobrir o que aconteceu com sua mãe. Porém ela vai precisar lidar com os irmãos Sherlock (Henry Cavil) e Mycroft (Sam Clafin) que agora decidiram assumir a responsabilidade pela irmã e estão determinados a entregá-la a uma escola apropriada para jovens damas.

A ideia inicial parece bem promissora, apresentar a irmã caçula do mais famoso detetive das histórias de investigação e mistério, e trazendo no papel principal uma jovem atriz que já desponta como a mais nova promessa da TV e do cinema, o que é raro hoje em dia, Millie certamente transita bem entre as mídias, e o filme aposta num visual clássico com elementos modernos e visual irreverente, o enredo traz um pouco de tudo, mistério, aventura, política e ação. O elenco também colabora, nomes como Henry Cavil e Helena Bonham Carter reforçam o time, mas como toda a trama que rebusca enredos desgastados o filme traz também seus problemas e às vezes se perde em meio às muitas tomadas e viradas de roteiro.

Os irmãos Holmes: Enola leva uma bronca dos irmãos pela aparência descuidada. Mas quem disse que quero ser uma lady?

Enola Holmes – O Problema da 4ª Parede

Enola faz jus ao sobrenome, e a versatilidade de Brown deixa a personagem confortável e com um domínio de atuação agradável e empolgante, mas as mudanças repentinas e por vezes abruptas podem confundir alguns, muitas idas e vindas em recordações e troca de cenários trazem certo dinamismo, e permitem soluções rápidas e fluidez no roteiro, mas é preciso estar atento, pois em meio a tudo isso ainda tem a busca de Enola pela mãe desaparecida, muitos enigmas e quebra cabeças, e pra completar a dose uma reforma política em andamento e uma conspiração para assassinar um herdeiro da aristocracia inglesa. Ou seja, um prato cheio para um enredo de um filme com o nome Holmes no título.

E todo o apanhado da história é compreensível em um filme de mistério/aventura, contudo um recurso que foi excessivamente utilizado é que deixa o filme enfadonho e cansativo, a quebra da quarta parede, que é um recurso de roteiro onde o personagem principal quebra essa “parede invisível” entre a ficção e a realidade, fazendo um contato direto com o espectador e relata sensações e sentimentos pessoais com relação ao drama ficcional, dessa forma trazendo a personagem para um campo real desconstruindo sua representação e quando usado em excesso pode prejudicar a experiência, e pra mim foi frustrante, pois a sensação é, que depois de um certo tempo a personagem ganha contornos de um narrador que está mais inclinado em contar a história do que propriamente interpretar e atuar.

No geral Enola Holmes é um filme padrão Netflix, baixo orçamento, boa trama e elenco competente, certamente vão divertir aqueles que gostam do gênero. Millie Bobby Brown se bem aproveitada pode se tornar uma excelente atriz, pois talento a menina já demonstrou que tem bastante.

Por último cabe aqui pontuar a impressão positiva causada por Henry Cavil no papel de Sherlock Holmes, me despertou a curiosidade em ver esse Holmes em um filme solo, sua postura e padrão lorde inglês me fizeram imaginar um possível projeto envolvendo sua participação em uma aventura digna do famoso detetive.

 

 

Por Ricardo França

 

 


Veja Mais sobre Enola Holmes:

 


Faça parte de nossas redes sociais!

 

Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWiykFA

 









Gostou deste conteúdo?


Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site

     




     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *